Khalid Al-Ghannam

Bruno Cardoso
3 min readMar 18, 2021

--

Ficha de jogador

Com bola

Extremo com pé direito, joga maioritariamente no lado esquerdo, dando-lhe mais que uma solução para desequilibrar, em diagonais de fora para dentro ou procurar a linha de fundo por exemplo, onde também sente-se confortável. Devido à sua morfologia, estatura baixa, corporalmente não é muito forte, torna-se um jogador difícil de tirar a bola. É um jogador criativo e altamente imprevisível no 1x1, possui vários recursos em termos de drible, nas mudanças de direção, de velocidade e em fugir para o espaço. Tem uma finta curta e rápida (toques secos na bola) e sente-se confortável em fintar com os dois pés. É também um jogador com uma boa visão de jogo, capaz de organizar o jogo da sua equipa e também jogar em zonas mais centrais do terreno. Em momentos de transição ofensiva é a principal referência da equipa para iniciar o contra-ataque. Possui em média 2 passes chave por jogo, recorrendo muitas vezes a passes de rutura por trás das costas da defesa ou em jogadas individuais a finalizar em cruzamento, onde possui boa capacidade de execução mas nem sempre bem sucedido. Consegue muitas vezes desequilibrar em zonas centrais do terreno ou em diagonais, mas a execução do remate é um ponto a melhorar. É inteligente na forma como procura fixar os oponentes para depois soltar para um dos colegas. Necessita ainda assim, melhorar algumas decisões.

Dribles
Passes Chave
Remates e cruzamentos

Sem bola

A defender é onde sente mais dificuldade, principalmente nos duelos defensivos. Não sendo um jogador forte, perde muitos duelos defensivos, contudo, como é rápido, muitas vezes consegue antecipar o momento e roubar a bola ao adversário. Tem uma boa reação à perda e ocupa bem o seu espaço, mas muitas vezes frágil (agressividade, colocação dos apoios na contenção) em situações de 1x1. A sua altura também não lhe favorece no jogo aéreo e os factos estão nos números. 101 duelos defensivos 44% ganhos, 31 duelos aéreos 23% ganhos, 34 trackles e 54% bem sucedidos. Consegue mesmo assim ter “roubado” 47 vezes a bola, 13 no meio campo adversário, o que dá uma média de 2 roubos da bola por jogo.

Conclusão

É um jogador que na minha opinião merece saltar para um patamar competitivo superior porque tem recurso muito bons, principalmente no que concede à sua posição. Tanto a jogar no lado esquerdo (ou direito), como numa zona mais central a 10, oferece soluções de desequilíbrio há equipa. É também um jogador rápido e ágil, o que em equipas que procuram sair rápido em situações de transição ofensiva é bom. Peca no momento defensivo, mas não muito mau nesse momento. Escrevo assim uns apontamentos sobre este jogador porque acredito que tem potencial para um patamar maior.

Golos e assistências

--

--

No responses yet